domingo, 27 de fevereiro de 2011

Uma tarde no Velódromo do RJ

Há 4 anos atrás no Jogos Panamericanos de 2007 (mais precisamente no dia 18/07/2007) eu estava na arquibancada do Velódromo do RJ assistindo a prova de ciclismo de pista completamente encantada com o que estava vendo.
De todas as competições que fui assistir no Pan (total de 7 provas: Ciclismo de pista, Patinação artística, Vôlei de praia, Judô, Natação, Futebol feminino e Atletismo) a mais impressionante (ao meu ver) foi o ciclismo de pista, sem sombra de dúvida.
Lembro perfeitamente, como se fosse ontem, o meu comentário de que eu não poderia morrer sem passar pela experiência de um dia poder pedalar em um velódromo, mais especificamente o Velódromo do RJ.

Então pessoal, esse dia chegou!!! Passei a tarde de hoje toda aprendendo sobre a pista em si, sobre algumas regras do ciclismo de pista, sobre a bike, como deve se comportar em uma pista de ciclismo e o mais importante e difícil, como pedalar em uma bicicleta sem freio, sem marcha e de pinhão fixo (não tem roda livre) portanto, além de não possuírem mecanismo para variar a relação de transmissão, também não permitem parar de pedalar enquanto a bicicleta estiver se movendo. Quando é necessário parar a bicicleta, o ciclista resiste ao movimento dos pedais, isto é, força o pedal no sentido oposto ao que estava pedalando, desacelerando a bicicleta até parar.
E mais, quanto mais rápido se pedala, menor as chances de cair, devido as inclinações (de 44° nas curvas).
Resumindo: Fôlego e pernas para que te quero. Parou... caiu!!! Simples assim! rs
Só hoje assisti umas 4 quedas no mínimo rs

Curiosidade:
A pista do velódromo do RJ é a única coberta no país, feita com pinho siberiano, madeira rígida, resistente a cupins e variações climáticas.

Fotos de hoje:

Antes de começar a clínica
Palestra explicativa

Reconhecimento da pista a pé

Reconhecimento da pista de bike

Pernas para que te quero, na parte mais inclinada da pista (curva) com o Prof° Antônio

ADOREI !!!! É adrenalina pura! Voltarei mais vezes!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Código de Trânsito Brasileiro


Art. 38 - Antes de entrar em uma rua o condutor deverá ceder passagem aos ciclistas.

Art. 58 - Quando não houver ciclovia, a circulação de bicicletas deverá ocorrer nos bordos da pista, no mesmo sentido de circulação e com preferência sobre os veículos automotores.

Art. 201 - Deixar de guardar a distância lateral de 1,5 metro ao ultrapassar bicicleta.

Art. 220 - Deixar de reduzir a velocidade do veículo ao ultrapassar ciclista.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Desafio Rio-Minas em prol do INCA

Ajudando meu amigo e herói Márcio Villar a divulgar mais um de seus admiráveis e inacreditáveis feitos!!!
Parabéns pela iniciativa Márcio e Sérgio!!!

Desafio Rio-Minas em prol do INCA - Pulso: O Globo

Mais informações: http://www.marciovillar.com/


Eu, Sérgio Cordeiro e Almir (colega de treinos da Equipe Márcia Ferreira)

Márcio Villar e Sérgio Cordeiro (heróis que realizarão o desafio)

Estarei lá!!! Se anime vc tb!!!

Sonho a se realizar!

Quando entrei nesse link fiquei encantada!
http://exposureroom.com/members/javiergodar/81efc85106cd47528f7e21bd74067e95/
É exatamente uma viagem nesse estilo que sonho em fazer um dia.
Vale a pena conferir o vídeo!!!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pedalando na madruga!

Hoje, depois de meses tentando acordar as 3h30min. para pedalar com a equipe que treino, finalmente consegui!!! Estou radiante! Tirei algumas fotos para registrar o grande feito! rs


Fim de pedal as 5h30min. (22.02.2011)
Para fechar com chave de ouro, fui verificar o amanhecer antes de ir para casa.

Nascer do sol em Ipanema - RJ (22.02.2011)
É isso aí galera, bom dia a todos!!!

Ciclista cai e fica com pedaço de tábua na perna, mas termina prova

Por GazetaPress

O mundo do ciclismo viu uma cena insólita neste fim de semana. Durante uma etapa da Copa do Mundo de Pista, disputada em Manchester, na Inglaterra, um atleta malaio sofreu uma queda e caiu na pista. No acidente, um pedaço de madeira se deslocou do assoalho e acabou encravado na perna do atleta. No entanto, ele continuou correndo e conseguiu finalizar a prova, conseguindo a medalha de bronze na etapa.

A prova foi no sábado e o incidente aconteceu com o ciclista Azizulhasni Awang. No acidente, ele ainda derrubou outros três ciclistas, que nada sofreram. O atleta foi operado apenas no domingo, mas passa bem e deverá ter plena recuperação da lesão sofrida.
"Operação realizada com sucesso. O pedaço de madeira foi retirado. Obrigado por todo o apoio", afirmou o ciclista, em seu perfil no microblog Twitter.

Foto: Getty Images

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Calcule as vantagens de optar pela bicicleta

Calculadora mostra a economia em gases poluentes e os gastos em calorias

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), que desenvolve o programa Ciclovida, descobriu que cada quilômetro que um carro deixa de percorrer evita que 1,9 quilo de gases poluentes chegue à atmosfera.
A instituição criou um simulador de vantagens do uso das bicicletas com base na cidade de Curitiba - onde 2% dos 1,8 milhão de moradores usam as magrelas. Lá, a média é de 1,7 habitante por carro.
O Ciclovida mapeou o trânsito dentro dos quatro principais campi da UFPR. Em uma comunidade acadêmica de 40 mil pessoas, são 25 mil veículos.
Faça os cálculos em um modelo simplificado criado pelo Nosso Mundo com base no da universidade. Calcule os impactos de trocar o carro pela bike no seu dia a dia.

http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/nossomundo/19,997,3204595,Calcule-as-vantagens-de-optar-pela-bicicleta.html

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Trocando o carro pela bike!

Estou empolgadíssima com essa idéia de escrever um blog!
Estou muito empolgada mas ao mesmo tempo perdida, nunca tive um blog antes.
A minha idéia é postar coisas que me interessam e acredito que possa vir a interessar outras pessoas.
No momento, a minha atual preocupação é conseguir abolir o carro da minha vida e adotar como meu principal meio de transporte a bicicleta. Será que consigo?! Como começar?
Meu histórico ciclístico não é ruim. Isso já é um ponto a favor.
Faz 8 anos que pratico triathlon, com idas e vindas. Nunca fui "caxias" com meus treinos mas das três modalidades (entre natação, ciclismo e corrida) a que mais me identifico e faço melhor, é o ciclismo.
Em primeiro lugar, tenho que traçar rotas que finalizem em locais que tenham um chuveiro para que eu possa me recompor depois do pedal rs e essa está sendo a maior dificuldade.
No meu trabalho não existe um vestiário, portanto, terei que me matricular em alguma academia por perto que o tenha. Já não acho isso legal, o que eu iria economizar com gasolina, terei que gastar com a academia.
Já vou deixar registrado aqui a minha indignação ao não incetivo da bike como meio de transporte.
Meu próximo post será sobre isso, argumentos que desmonstrem o quanto é mais vantajoso circular de bicicleta, ao invés do carro.
Saúde e paz com boas pedaladas a todos!